Review ao DVD: Metallica: Orgulho, Paixão e Glória

Posted by Hardrock Dude | Posted in | Posted on 1/07/2010 07:46:00 AM


Nome: Orgullo, Pasión, y Gloria - Tres Noches en La Cuidade De México
Banda: Metallica
Gravação: 4, 6 e 7 de Junho de 2009, na Cidade do México
Lançamento: 30 de Novembro de 2009, 9 de Dezembro de 2009
Gravadora: Universal Records
Director: Wayne Isham
Produtores: James Hetfield, Lars Ulrich









A Review foi retirada do site: http://www.portalrockpress.com.br/
Por a achar-mos completa, decidimos por toda a review. Não expressa a opinião 100% exacta dos autores do blog.

A apresentação gravada nos dias 4, 5 e 7 de junho, no estádio Foro Sol, arrebatou mais de 155 mil pessoas em suas edições. Após dez anos longe do México, o Metallica decidiu voltar e gravar  mais um DVD naquele país. Um show grandioso, com 14 câmeras registrando os mais diversos detalhes tanto da banda como do público. O barulho captado é intenso.  A vibração transborda a tela e atinge o espectador em cheio. O que se ve aqui é aquele velho Metallica, os reis do thrash metal.
Este DVD duplo também traz dois CDs com as melhores músicas das exibições. Durante aquelas três mágicas noites, o grupo protagonizou repertórios variados, totalizando 34 músicas diferentes.
A relação de amor entre Metallica e México já foi retratada no histórico box Live Shit: Binge & Purge (Universal Music, 1993), este mais novo registro videográfico dos norte-americanos, mais uma vez, comprova e exala o sentimento de devoção, fanatismo e fidelidade por parte dos fãs mexicanos.
O video começa mostrando a chegada do público das mais diversas localidades do país, e inclusive, alguns colombianos e argentinos que migraram até o México, especialmente para conferir este show.
Com certeza, este registro é muito mais especial para os fãs. O DVD registra uma verdadeira relação de amor intensa, mágica e explosiva. Logo de cara, com “Creeping Death”, pode-se ver a massa se movimentando espremida  de um lado para o outro em um estado de espirito ensandecido. Entrada apoteótica.
O show segue como se estivessem na turnê de divulgação de seu segundo álbum. “For Whom the Bell Tolls” e “Ride in the Lightning” parecem enlouquecer ainda mais os fãs. Em transe,  a galera se espreme cada vez mais contra a grade, como se fosse uma marcha enfurecida. Ficar na frente do palco, à altura do campeonato, era atitude só para loucos.
No entanto, essas três primeiras músicas evidenciam uma coisa: o Metallica está vivo, eletrizante e cheio de ar nos pulmões. A banda toda está em forma. Até mesmo Lars Ulrich, que recentemente tem sido muito criticado, arregaçou seu kit de bateria com maestreia. James Hetfield não tem mais a mesma potência vocal, tanto que em muitas linhas ele acabou se adaptando a sua nova realidade. Porém, na guitarra ele continua o mesmo animal voraz. Kirk Hammett apresentou melhora significativa. Está tocando muito e solando como no auge de carreira. Porém, o destaque fica por conta do novo baixista Trujillo que caiu muito bem no lineup. O cara está super entrosado, livre para fazer a sua performance, ou seja, ele está em casa. Trujillo é esperto, sabe de suas limitações perante aos três (ou seriam dois?) chefes, mas também não quer ser um mero coadjuvante.
A volta arrebatadora é com a pesadona “Disposable Heroes”, que cai como uma bomba na galera. Uma das coisas mais especiais do DVD é a preocupação em mostrar a reação do público a cada música executada. Porém, é nesta composição que percebemos ainda mais como a energia do Metallica está acesa. No entanto, musicalmente coesa, novamente a voz de James não se mostra mais a mesma. Contudo, a garra, a vontade e a interpretação continuam iguais de quando ele era apenas um jovem.
Os músicos saem de cena, explosões pelo palco. A galera também explode. Eles sabem o que está por vir: a clássica One que é exibida com belas imagens paronâmicas e também em close do público.
“Broken, Beat & Scarred”, “All Nightmare Long” e “The Day that Never Comes”, apesar de novas, tiveram bela aceitação da platéia e caíram incrivelmente  bem no repertório. No entanto, méritos à Lars Ulrich que soube muito bem sequenciá-las entre diversos clássicos como “The Unforgiven”, “Sad But True” e “Master of Puppets”.
A única surpresa de "Orgulho, Paixão e Glória - Três Noites na Cidade do México" ficou por conta de “The Memory Remais”, do tão criticado álbum Reload, que foi cantada em uníssono, dando mais uma prova de devoção dos mexicanos pelo Metallica. Uma das partes mais emocionantes do DVD.
Outro fator emocionante é ver como a legião de fãs do Metallica promete durar por muitas gerações. Durante todo video, podemos ver muitos adultos, mas o número de adolescentes e até mesmo crianças curtindo o show são impressionantes.
A vitalidade do Metallica é comprovada ainda em Fight Fire with Fire e em Master of Puppets. Todos gritando “Obey your master!!” é indescritivel. A energia da galera reflete no palco instantaneamente. Nothing Else Matters abre alas para a clássica Enter Sandman, com certeza, a música mais aguardada das três noites. Vale a pena ressaltar, que Trujillo aproveitou a oportunidade para abusar de suas "macaquices".
A última noite ficou marcada neste DVD com “The Wait”, cover do Killing Joke, música da qual o Metallica se apropriou e muito bem. “Hit the Lights” entra num corte seco quebrando tudo. Kirk Hammett esmerilha sua guitarra magistralmente. O grand finale fica por conta de “Seek and Destroy”, momento em que se pode ver 50 mil pessoas pulando, gritando e vibrando ao mesmo tempo, como se aquele fosse o último momento de suas vidas.
A banda ratifica em "Orgulho, Paixão e Glória - Três Noites na Cidade do México" que  é muito mais do que um grupo ou um "clube de futebol", mas uma familia ainda em expansão. O vocalista James Hetfield ressalta isso durante boa parte do show e é evidente que ele está coberto de razão. É claro que se trata de parentes distantes pelos quais você paga muito caro para ver,  mas o sentimento de amor é o mesmo. O relacionamento dos caras com os fãs é algo intenso, passional não apenas no México ou no Brasil, mas no mundo inteiro. Este DVD prova porque o Metallica é uma das mais influentes e apaixonantes bandas do mundo.
A configuração do material é bem eficaz. Tem opções em inglês, espanhol e português. O som está nitido, intenso, jogando o espectador para dentro do estádio Foro Sol. Aliás,  todas as imagens captadas nos fazem sentir no meio da galera.
Pelo que parece, este registro é bem voltado ao público da América Latina, já que a World Magnetic tour também rendeu mais um DVD, o  Francais Pour Une Nui gravado em Nimes (FRA).
Como disse no começo deste texto, o Metallica apresentou um set list diferente a cada noite totalizando 34 músicas diferentes. Porém, eles cometeram um dos maiores sacrilégios de toda carreira: esqueceram de incluir Whiplash no set das  três exibições. Erro imperdoável, mas que é compensado com a execução de Blackned, Trapped Under Ice, Holier than Thou, Harvester of Sorrow, Fade to Black, ...And Justice For All e Dyers Eve. Perdoados, não?
Mais um excelente registro em video do Metallica. Indispensável na coleção de qualquer colecionador ou fã do bom Heavy Metal.
A temporada de shows de 2010 nem começou, mas já pode eleger, desde já, uma das melhores apresentações do ano. Quem quiser superar o poder do Metallica ao vivo, vai ter que "rebolar" e muuuuuito!
Depois de 10 anos de abstinência, o Metallica fez o México tremer! A próxima parada: Brasil!
Aconselho: tragam suas câmeras, os fãs brasileiros podem fazer melhor, muuuito melhor que os mexicanos!

Behind the scenes

Entre as músicas, existem vários inserts de como foi a passagem do Metallica pelo México. A primeira intervenção mostra a repercussão e atenção que o grupo recebeu da mídia mexicana com trechos de matérias e de uma entrevista coletiva, provavelmente aos meios de comunicação especializados em Rock/Metal.

Na segunda "pausa", a reportagem do documentário invade a casa de uma fã que tem o logo do Metallica pintado numa parede rosa e a acompanha, além de seus amigos e outros fãs até a entrada do estádio. Inclusive, uma das cenas é gravada dentro do metrô.
A terceira mostra cenas de backstage e detalhes de como, em poucos minutos, inclusive antes de subir ao palco, o repertório, visivelmente determinado pelo mandão Lars Ulrich, pode ser alterado constantemente.
Outra parte documentada é o lado indústria que o Metallica movimenta. Várias barraquinhas, pelo que parece, de produtos não oficiais, foram montadas em frente ao estádio e a galera comprava a rodo cada item.
É claro que o DVD teria um momento especial para os fãs declararem o seu amor pela banda. Diversas pessoas dão depoimento, falam da importância do grupo em suas vidas. Chega a ser impressionante o poder que a música tem sob algumas pessoas. Uma das partes mais legais é o encontro dos fãs com o quarteto. A reação de cada fã, em certos casos, chega a ser hilária e, em outros, constangedoras. Além disso, a reportagem aproveitou a massiva presença do público na porta do hotel para pegar alguns relatos. No entanto, pelo jeito, o pessoal que foi até o local, deu com a cara na porta. Afinal, não foi mostrada nenhuma cena dos integrantes atendendo-os. Sorte de uns, tristeza de outros. Sad but true!

Comments (0)

Postar um comentário