Metallica: Thrash ou Trash?

Posted by Hardrock Dude | Posted in , | Posted on 1/10/2010 03:43:00 PM


Existem dois tipos de metaleiros: os que gostão de Metallica, e os que não gostam.
Metallica é, sem duvida, a banda mais discutida dentro da comunidade metaleira. Porquê: porque já foram a melhor banda de thrash metal, e venderam-se.
Para qualquer amante de Thrash Metal, Metallica é comercial. Para qualquer amante de Thrash Metal, quem ouve Metallica não percebe de música.
Vejamos: de 1983 a 1991, os Metallica lançaram 5 albúns, verdadeiramente bons. Os dois primeiros com um tal de Dave Mustaine que participava bastante na composição de musicas, juntamente com Hetfield, Ulrich e Burton.
Master of Puppets e ...And Justice for All são dois albums bastante bons, já sem Mustaine, mas com Burton, um dos maiores baixistas de metal de sempre.
Em 1991 sai o album homónimo, na minha opinião, o melhor album dos Metallica que há. Até este ponto, não há ninguem que possa dizer que os Metallica não são uns senhores do Thrash Metal. Até aqui...
Load, lançado em 1996, foi classificado por "razoável" pela critica, mas, pelos fãs, pelos verdadeiros fãs de thrash metal, não sendo aqueles criticos de musica gordos que gostam de Muse e The Strookes, aqueles fãs que morrem no campo de batalha (leia-se moche), ao som do "General" Heidfeld, o albúm é mau.
Depois, em 1997, vem Reload. Outro razoavel para a critica, mas péssimo para os fãs.
Em 2003, meus filhos, vem St. Anger. Os verdadeiros fãs de thrash podem ir vomitar que eu espero.
St. Anger foge completamente aos Metallica de Burton e Mustaine. St. Anger não é thrash metal, é Nu Metal. St. Anger é Rock Alternativo. St. Anger é mau.
A critica, mais uma vez, fez dele razoavel, mas quem interessa são os fãs (e falo em verdadeiros fãs), e os fãs odeiam o album.
É por estas razões que se podem defenir que os actuais fãs de Metallica são duvidosos: ou estão presos ao passado e ouvem o presente por a banda ser os Metallica, ou não são verdadeiros amantes de Thrash Metal, porque desde 1991 que Metallica não é Thrash Metal puro, duro e cru, e não venham dizer que não.
Posto isto, é seguro dizer que a melhor coisa que os Metallica fizeram, foi mandar o Mustaine embora. Assim, temos uma banda verdadeiramente thrash metal, que podemos ouvir e apreciar. Sad but true...

Comments (2)

Metallica é trash, defenitivamente.

Acho curiosa a penúltima frase do teu argumentário - "Posto isto, é seguro dizer que a melhor coisa que os Metallica fizeram, foi mandar o Mustaine embora."
Sim, foi sem dúvida a melhor escolha por eles tomada. Não por terem continuado Metallica ou terem sido melhores a partir desse momento, mas sim por terem sido os grandes impulsionadores da GRANDE banda de THRASH metal mundial ao expulsarem o futuro líder dela ... MEGADETH \m/

Postar um comentário