[Pink Floyd] Eternos

Posted by Hardrock Dude | Posted in , | Posted on 3/13/2010 04:19:00 PM

  Pink Floyd um grupo de rock progressivo e harmónico Inglês.
  Pink Floyd era conhecida pelas suas compusições musicais e pelos seus concertos extremamente elaborados.

  A origem do nome "Pink Floyd" deve-se à admiração do fundador Syd Barrett pela arte dos músicos Pink Anderson e Floyd Council, do blues.

É conciderado e eu pessoalmente acho o melhor grupo de rock e musical da história, e também um dos grupos mais bem sucedidos, tendo vendido aproximadamente 300 milhões de cópias de seus álbuns.
 

A produção "The Dark Side of the Moon" manteve-se no "Top 100 Billboard" de vendas durante mais de uma década e continua a ser um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos.

  Liderada pelo lendário cantor e compositor Syd Barrett, o grupo tinha um modesto sucesso na segunda metade da década de 1960 produzindo rock psicodélico. Mas o comportamento errático de Barrett forçou seus colegas de banda a afastá-lo e substituí-lo pelo guitarrista e cantor David Gilmour. 
   Com a saída de cena de Barrett, o baixista e vocalista Roger Waters gradualmente tornou-se o líder e principal compositor do Pink Floyd. 
  Esta fase foi marcada pela produção de álbuns conceituais como "The Dark Side of the Moon" (1973), "Wish You Were Here" (1975), "Animals" (1977) e "The Wall" (1979). 

  Álbuns que obtiveram êxito mundial, foram aclamados pela crítica especializada e figuraram em listas dos mais vendidos e populares em vários países.

 Mas após o álbum, "The Final Cut"(1983), o grupo separou-se.

Em 1985, Waters declarou que os Pink Floyd teriam acabado, mas os demais membros, agora liderados por David Gilmour, mais o tecladista Rick Wright e o baterista Nick Mason, após briga judicial, retomaram a banda com o nome oficial e continuaram a gravar e a apresentar-se com grande sucesso comercial, e, finalmente, fecharam um acordo com Waters.
 



  Em 2 de julho de 2005 e pela primeira vez em 24 anos, a formação mais clássica dos Pink Floyd voltou a actuar, para a sua maior plateia, no concerto "Live 8", em Londres, Reino Unido. 
  Em 15 de Setembro de 2008, o tecladista Richard Wright morreu, pondo um fim no sonho de um possível retorno dos Pink Floyd. 

Com todos estes acontecimentos, David Gilmour continuou a sua carreira a solo editando albuns dos Pink Floyd e criando originais do mesmo género.
  Roger Waters deixou o grupo em 1985 assumindo que sem ele os Pink Floyd se desmembrariam. Em vez disso, David Gilmour assumiu por completo o controle da banda e criou "A momentary lapse of reason". David Gilmour explica: - "Eu achava que as músicas tinham muitas palavras, e que devido ao significado dessas palavras serem tão importantes, a música tinha-se tornado um mero veículo para as letras, o que não era muito inspirador..."The dark side of the moon" e "Wish you were here" tiveram um enorme sucesso, não apenas devido à contribuição de Roger Waters, mas também porque havia um equilíbrio maior entre a música e as palavras do que em álbuns mais recentes. É isso que estou a tentar fazer com "A momentary lapse of reason", mais focado na música, restaurar o equilíbrio."

Após sair do Pink Floyd, Waters embarcou numa carreira a solo, editando três álbuns e a trilha sonora de um filme. Em 1984 lançou "the pros and coins of hitch hicking" que já estava sendo preparado desde 1978, em 1987 lançou "radio K.A.O.S" e por último o álbum "Amused to death" (1992).Waters passou a maior parte dos anos 90 a compor uma ópera chamada "Ça Ira" cujo lançamento ocorreu em 27 de setembro de 2005.


"O melhor grupo musical da história. Pink Floyd está e ficará para sempre presente em qualquer parte, nota ou letra escrita ou tocada das quais há um significado para cada um de nós, e nas quais somos um todo num mar de ilusões." 
Jaime Quental

Comments (0)

Postar um comentário