[The Beatles] biografia

Posted by Hardrock Dude | Posted in , | Posted on 3/05/2010 08:48:00 AM

  The Beatles foi uma banda de rock com o maior sucesso de todos os tempos.
  Começou de forma humilde em Inglaterra.
  O cantor, compositor e guitarrista John Lennon (nascido em 9 de outubro de 1940)dava os seus primeiros passos no mundo da música na sua cidade natal, Liverpool. Criou um grupo com alguns colegas de escola, The Quarrymen. Em 1957, após um dos seus shows, foi apresentado ao cantor e então guitarrista e depois baixista Paul McCartney (nascido em 18 de junho de 1942).

Eles ficaram amigos, seguidamente McCartney entrou no grupo.
  Não passaria muito tempo até que um novo integrante entrasse, o cantor, compositor e guitarrista George Harrison (nascido em 24 de fevereiro de 1943), colega de escola de Macca.
Com o tempo, o grupo foi ganhando consistência, um baterista fixo (Pete Best, nascido em 24 de novembro de 1941) e um novo nome, The Beatles.
  Em 1961, após temporadas em Hamburgo (Alemanha) e em bares como o Cavern Club, encontram o empresário Brian Epstein, que resolve agenciar o quarteto.

  Depois de serem recusados por praticamente todas as gravadoras britânicas, os Beatles foram contratados pelo pequeno selo Parlophone, dirigido por George Martin, produtor que teria participação importante na carreira da banda. O primeiro compacto, "Love Me Do", saiu no final de 1962, com repercussão moderada, e marcou a última mudança na formação do grupo: sai Pete Best, entra no seu lugar Ringo Starr (nascido em 7 de julho de 1940).

As coisas mudariam a partir de 1963, quando músicas como "Please Please Me", "From Me To You" e especialmente "She Loves You" ajudaram o tornar a banda um verdadeiro fenômeno de popularidade no Reino Unido. Essa febre tomaria os EUA de assalto a partir de fevereiro de 1964, graças a uma visita de John, Paul, George e Ringo e também pela música "I Want To Hold Your Hand" atingir o primeiro lugar nos tops de lá. Não demorou para que esse sucesso invadisse todo o planeta. Era a "Beatlemania".

  A partir desse momento e até 1966, os "Fab Four" (quatro fabulosos, como foram apelidados)fizeram inúmeros espectáculos pelo mundo e quebraram recordes de vendagens e lotação. As canções de sucesso vinham uma após a outra: "A Hard Day's Night", "And I Love Her", "Eight Days a Week", "Help!", "Yesterday", "Day Tripper", "In My Life", "Norwegian Wood", "Eleanor Ribgy"..... Foi a primeira vez que isso aconteceu com um grupo musical. E a primeira vez, ninguém esquece.

Em Agosto de 1966, exaustos e em meio a polêmicas, resolveram não fazer mais espectáculos. Isso gerou grande expectativa em torno de seu próximo LP, ainda mais pelos boatos de que seria um trabalho totalmente inovador. E "Revolver", o único disco de inéditas que eles lançaram em 1966, era simplesmente excepcional, considerado por muitos como o seu melhor trabalho.
 Em junho de 1967, o tal disco, "Sgt.Peppers Lonely Hearts Club Band", chega às lojas, e logo se torna um novo marco na impressionante historia do grupo britânico, com sua mistura de rock, psicodelismo, música indiana, jazz, vaudeville e música erudita de vanguarda. Poucas vezes um disco foi tão badalado antes mesmo do seu lançamento, e a espera valeu a pena.

Com a trágica morte do empresário Brian Epstein, o quarteto entra em uma fase problemática, que, se não influi na qualidade de suas músicas, gera alguns produtos não muito elogiados, entre eles o filme para a tevê "Magical Mistery Tour", lançado no final de 1967. O relacionamento entre os integrantes do grupo começa a se se deteriorar, especialmente entre John, agora casado com a japonesa Yoko Ono, e Paul, os principais compositores e parceiros aparentemente inseparáveis, até então.

O disco "The Beatles", que recebeu o apelido de álbum branco por causa da capa totalmente branca, mostrava esse clima de pré-separação do grupo, pois pareciam músicas individuais de cada um, acompanhados pelos outros músicos, e não um trabalho de uma banda unida.

  As gravações para o que viria a se tornar o filme "Let It Be" ajudaram a piorar esse clima, e os quatro começaram a fazer alguns trabalhos individuais. No final de 1969, sai "Abbey Road", gravado com a intenção não declarada de uma despedida digna. Em abril de 1970, o que todos temiam ocorre: Paul McCartney lança seu primeiro disco solo, e afirma estar saindo dos Beatles. Os outros integrantes preferem encerrar as atividades do grupo, e durante anos, questões legais os envolveram.

  A comoção foi geral, e durante a década de 70, o boato que todos queriam ver se tornar real era uma volta dos Beatles. O máximo que ocorreu foram as participações especiais dos três em dois discos solo de Ringo Starr, os ótimos "Ringo" (1973) e "goodnight Vienna" (1974) Com a morte de John Lennon em dezembro de 1980, isso tornou-se impossível. O mais próximo disso ocorreu em 1994/95, quando Paul, George e Ringo se uniram para completar a gravação de duas músicas de John Lennon, "Free as a Bird" e "Real Love", registradas no formato demo por ele e completada pelos outros integrantes.

As gravações foram feitas em função da excepcional série "Anthology", que contou a história da banda com detalhes minuciosos e riquíssimo material de arquivo. Exibida inicialmente na TV, gerou anos depois uma caixa de DVDs. Os três CDs duplos lançados com material inédito do grupo em função da série de TV atingiram o primeiro lugar nas paradas dos EUA, prova de que, sim, os Beatles são para sempre. A prova é que, ainda hoje, seus discos continuam a vender milhões de cópias anualmente, e a atraír novas gerações de fãs.

Comments (0)

Postar um comentário