[Led Zepplin] biografia
Posted by Hardrock Dude | Posted in Biografias , Led Zeppelin | Posted on 3/04/2010 03:25:00 PM
Led Zepplin uma banda formada em 1968 por Jimmy Page (Guitarrista), Robert Plant (Vocalista e harmónica), John Paul Jones (baixista, teclas e bandolim) e John Bonham.
No início de 1969 a banda grava seu primeiro disco, auto intitulado "LED ZEPPLIN". O som era bastante original... com raízes óbvias no blues, mas pesado de uma maneira geral. Agradou ao público, embora a crítica inglesa os tenha criticado muito. O destaque era a música "Dazed and Confused", em que Page solava a sua guitarra com um arco de violino.
O primeiro disco já havia levado a banda ao topo das paradas em todo o mundo.
Sem interromper as turnês a banda gravou ainda em 1969 o segundo álbum. "LED ZEPPLIN II" foi um sucesso de vendas ainda maior. "Whole Lotta Love" se tornou o primeiro grande hit da banda.
O album que esta banda viria a lançar em 1971(o álbum sem título, comumente chamado de LED ZEPPLIN IV.) poderia destruir esta magnifica banda... Mas nao o fez.
Pelo contrário, este album conta com uma das músicas mais conhecidas e venerádas da banda! Destacou-se entao a música "Stairway to Heaven", a mais executada e conhecida de todos os tempos (apesar de não ter sido lançada em single). Stairway to Heaven era uma mistura única de música acústica e rock pesado. O sucesso deste álbum foi tão grande que mentes doentes chegaram cogitar um pacto satânico da banda que haveria vendido as suas almas em troca da fama.
Em 1973 o álbum "Houses of The Holy" decepcionou aos que esperavam outras músicas como Stairway to Heaven. Era um álbum mais denso e difícil de ser ouvido. A banda neste disco adotou influências de soul e reggae como pode ser facilmente observado na faixa Dyer Maker. Parte do público detestou. A música "The Song Remains the Same" viria a ser o título do vídeo sobre a banda. De uma forma ou de outra o Led Zepplin continuava lotando estádios ao redor do mundo e vendendo discos como nenhuma outra banda de rock na época.
Em 1975 sai o álbum duplo "Physical Graffiti", um álbum disperso e extenso demais. A única faixa a adicionar algo a sonoridade de Led Zepplin foi "Kashmir", que se tornaria uma das marcas registradas da banda. Logo após o lançamento, Robert Plant sofre um acidente de viação e a banda vê-se obrigada a ir de férias durante um ano.
O álbum "Presence", lançado em 1976 é um reflexo da pior fase por que passava o Led Zepplin. Nenhuma música se destacava. O cenário do rock mudava com o punk e Led Zepplin não conseguia mostrar criatividade. No meio da turnê que se segue, um novo acidente, a morte do filho de Plant, leva a banda a parar novamente. Neste intervalo foi lançado o vídeo "The Song Remains the Same".
Em 1978 o álbum In Through the Out Door marcou a volta de Led Zepplin aos estúdios e também aos palcos. Apesar da falta de novidades, a banda continuava a maior do mundo. Após uma reunião de planejamento da turnê americana, na casa de Jimmy Page, o baterista John Bonham morre sozinho num quarto, em virtude de uma overdose de alcóol. A decisão de acabar com a banda foi aceita por todos os membros restantes.
Comments (0)
Postar um comentário