Discografia Essencial: 10,000 anos depois entre Vénus e Marte, José Cid

Posted by Hardrock Dude | Posted in | Posted on 2/18/2010 08:47:00 AM


Nome: 10,000 anos depois entre Vénus e Marte
Artista: José Cid
Ano Lançamento: 1978
Género: Rock Progressivo, Rock Sinfónico

Hoje vou falar do José Cid. Riam-se.
Pois, parece que é verdade, ele realmente tem um album decente. Aliás, um album extremamente bom.
Em Portugal ninguem, ou quase ninguem, lhe conheçe a fama que, por esse mundo, tem e que lhe atribui o titulo de um dos melhores albuns de Rock Progressivo. 
É um facto que José Cid tem uma imagem já degradada musicalmente. "Como o macaco gosta de banana, eu gosto de ti" tem fama por razões erradas, creio eu. Mas também que quem ouvir este album, sem saber que se trata de um album de José Cid, vai gostar, se gostar do género, evidentemente.
Não é o "Dark Side of the Moon", nem o "2112" [vai ser o próximo album analisado, nesta rubrica], mas tambem ninguem lhe pede que seja.
Na altura, a tendência da ficção cientifica estava no auge. O conceito do album foi que, 10,000 anos depois da auto-destruição da humanidade, uma mulher e um homem viajam do espaço para a Terra para novamente a habitarem.
O tom da letra é de contemplação sobre os erros do passado da humanidade e sobre esperanças futuras.
Cid influencia-se, claramente, em bandas como Pink Floyd e The Mood Blues, e o resultado é este, um album absolutamente fantástico.

Comments (1)

Conheço este disco e já o tenho há muitos anos, inclusivamente em vinil. Este disco foi considerado pela critica especializada, um dos 100 melhores discos de sempre do chamado "Rock Sinfónico". É pena que em Portugal, não seja muito conhecido.
http://toxicidades.blogspot.com

Postar um comentário